Um pouco sobre Racismo



Desde o dia 22 de abril de 1500, nunca mais o Brasil se viu livre da discriminação, a qual nasceu com ele. Tudo começou com os índios, passando pelos negros escravos e alcançando os nossos dias, com a discriminação dos pobres, deficientes físicos, homossexuais, mulheres, crianças e adolescentes entre outros. Mas de todos os excluídos, os negros, com toda a certeza, foram os que mais sofreram com o preconceito. Junto com os indígenas, foram as grandes vítimas no Novo Mundo, sofrendo terríveis agonias e sofrimentos, participando de lutas, morte e martírio, em busca da libertação da horrível escravidão que lhes foi imposta. Durante os três primeiros séculos de história de nosso país, foram trazidos para cá, como escravos, mais de três milhões de africanos, os quais, através da força do seu trabalho, acumularam riquezas que hoje formam o patrimônio das atuais elites econômicas brasileiras. Com a abolição da escravatura, em 1888, o Estado Brasileiro deixou os negros à mercê da concorrência do mercado capitalista. Só depois de 100 anos do fim da escravidão, e mais de 400 anos de luta do povo negro, é que este Estado se propõe a pensar  e elaborar políticas públicas para valorização dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.


Por mais de 500 anos o Brasil vem sofrendo com o preconceito, principalmente os negros, para entender do que estamos falando não é preciso ter grande estudo ou ser um gênio, basta termos um pouco de sabedoria na parte histórica de nosso pais e até hoje os negros sofrem preconceitos, para conseguir trabalho, estudo e principalmente se ele morar em áreas pobres como favelas, logo que alguém os vê  diz ¨olha la o marginal¨  ou  ¨nossa é favelado cuidado pra não ser assaltada¨ mais é sempre assim, aquele que tem melhores condições de vida sempre vai desprezar oque não tem as mesmas condições financeiras, logicamente não estamos falando das pessoas como um todo, mais sim uma minoria que tem um pensamento não evoluído.
 Já  ouvimos historias que dizia que ¨negros não tinham as mesmas capacidades de raciocinar como os brancos¨ e que ¨negros não servem para nada¨, mais essas pessoas preconceituosas, se esquecem que a historia dos negros são de muita vitoria, enquanto os brancos de derrota e falsidade, se tem pessoas das quais tenho orgulho de ter como amigos são pessoas negras.

Lutando por um Brasil mais justo para todos independente de cor,raça,crença ou sexualidade. somos todos iguais

2 comentários:

  1. Gostei do texto e concordo com vc. Tbm não gosto de preconceito e no meu blog falo de questões femininas, pois como vc mesmo disse, nós mulheres tbm sofremos preconceito. Espero que goste:

    http://indagacoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleila, primeiramente obrigado pela visita, seja sempre muito bem vinda ao nosso cantinho, e eu irei em seu blog com muito prazer, todos aqueles que contribui assim como vc com um mundo melhor, sempre será muito bem vindo. obrigado

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página