Intolerância religiosa e os preconceitos encontrados nela




A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.


As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa. 

Para termos uma ideia do que estamos tratando, vamos falar um pouco sobre  intolerância religiosa e também o preconceito de alguns religiosos.

  Silas Lima Malafaia é um pastor protestante pentecostal brasileiro líder da igreja Vitória em Cristo, ligada à Assembleia De Deus,. Silas Malafaia é conhecido por suas manifestações polêmicas através de textos e vídeos em que se posiciona de forma extremamente crítica em relação a temas como o aborto e a Homossexualidade.

O pastor chamou a jornalista Eliane Brum, colunista da revista Época, de "vagabunda" durante uma entrevista concedida ao jornal norte-americano The New York Times, em novembro de 2011. A ofensa foi proferida após a publicação de um artigo de Brum onde ela relatava a intolerância vivida por pessoas ateias no Brasil.
Em outubro de 2012, após Malafaia ter chamado de "palhaço" um pastor cearense que diz renegar a teologia da prosperidade ao afirmar que é pobre e não tem carro, o grupo virtual Anonymous declarou guerra ao pastor por "prega[r] a prosperidade usando a Bíblia".

Após a publicação de uma reportagem pela revista norte-americana Forbes, que o classificou como o terceiro pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio estimado pela publicação em 150 milhões de dólares, Malafaia afirmou, durante uma entrevista concedida à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, que iria "ferrar esses caras [da Forbes]"

Um vídeo editado e postado no YouTube em 29 de julho de 2013 mostra Malafaia pedindo aos crentes que não se pronunciem contra pastores, dizendo que "ninguém deve se meter com os ungidos de Deus". Em trechos do vídeo, o pastor diz: "...uma meia dúzia de idiotas, de imbecis travestidos de crentes, porque essa gente não é crente, porque quem calunia pastor e fala da igreja não pode ser crente. Vou dar um conselho para você: fica longe de participar de divisão, de calúnia e difamação de pastor. Fica longe disso! Quer arrumar problema pra sua vida, entra nisso! [...] Teu pastor é ladrão? Teu pastor é pilantra? Você não tá gostando? Sai de lá e vai pra outra igreja. Não se mete nisso não, porque não é da tua conta."

Em junho de 2008, liderou uma manifestação diante do congresso nacional, contra o  Projeto de Lei 122   (PL 122). Ele afirma que o projeto não protege os direitos dos homossexuais, mas sim lhes dá privilégios pois suas condutas não poderiam ser mais criticadas ou desestimuladas. Além disso, ao se referir ao projeto em questão, afirmou que este seria a "primeira porta para a pedofilia."

Em 2012, Silas foi denunciado ao Ministério Público (MP) pela TV Bandeirantes por fazer comentários que foram considerados homofóbicos, de ódio e que poderiam "incitar a violência em relação aos homossexuais" durante um dos seus programas transmitidos pela emissora. Durante o programa, Malafaia disse: "Os caras na Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica e ninguém fala nada. É pra Igreja Católica 'entrar de pau' em cima desses caras, sabe? 'Baixar o porrete' em cima pra esses caras aprender.

Em fevereiro de 2013, durante uma entrevista concedida ao programa de De Frente com Gabi, apresentado por Marília Gabriela, Malafaia causou uma forte polêmica ao afirmar: "Eu não acredito que dois homens e duas mulheres tenham a capacidade de criar um ser humano. Se tiver pastor homossexual, ele perde o cargo. Não tenho nada contra homossexuais, mas amo homossexuais assim como amo bandidos.

Esta é apenas uma demonstração de como a capacidade humana de algumas pessoas em lidar com a diferença dos outros podem ser tao pouco limitadas, este texto foi feito para instrui-los sobre a intolerância religiosa e também sobre a capacidade de alguns lideres religiosos em achar que poder descriminar as pessoas por suas escolhas, sejam elas por escolhas de sexualidade ou até mesmo religiosa. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página