Dia 17 de maio dia mundial contra a Homofobia



Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde - OMS classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Nesse período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se a orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”.

Em 17 de maio de 1990, há 23 anos, a Assembleia Geral de Organização Mundial de Saúde aprovou e oficializou a retirada do código 302.0 (Homossexualismo) da Classificação Internacional de Doenças - CID, declarando oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A partir desse fato, o movimento LGBT tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Esta data simbólica e histórica incentiva à promoção de eventos sobre a conscientização pública em todas as regiões do mundo, visando chamar atenção de pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia em suas mais diferentes formas de manifestação e ação: a exclusão, a opressão e as de maior gravidade tais como agressões físicas e assassinatos sofridos pela  população LGBT.

4 comentários:

  1. Muito legal a idéia do blog e a mensagem que transmite. APOIO TOTALMENTE !! sucesso beijos
    já estou seguindo e curtindo a page se quiser retribuir e seguir a minha também ficarei grata !
    lisandrasperansa.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/pages/Lisandra-Speransa-Make-Up/223711647773433?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Amei o post,já seguindo!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página