Ser portador do Vírus HIV é diferente de ter Aids. entenda quais as diferenças


Ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids. Entenda cada um na explicação abaixo:

O que é Aids?


Aids, na sigla traduzida do inglês, significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A doença se manisfesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana, também traduzido da sigla em inglês.


Imunodeficiência é uma inabilidade do sistema de defesa do organismo para se proteger contra microorganismos invasores, como o vírus HIV. A Aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).



Mas o vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com Aids.



Atualmente, a Aids é considerada uma doença de perfil crônico. Ela não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que uma pessoa com a doença pode viver com o vírus HIV por um longo perído, sem apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo a presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento


O que é HIV?


O Vírus da Imunodeficiência Adquirida é o vírus causador da Aids. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. As célular mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+, justamente aquelas que comandam a resposta específica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias.



Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras células. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença.



Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.


Comportamentos de risco


São considerados comportamentos de risco as ações que podem vir a resultar uma infecção pelo vírus HIV. Ter uma relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada, sem o uso de preservativos. Compartilhar seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. Transfusão de sangue contaminado pelo HIV. Reutilização de objetos cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.

Fonte: http://noticias.r7.com


7 comentários:

  1. Legal o post,bom saber!

    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado fico feliz que tenha gostado, volte sempre fique com DEUS e beijos.

      Excluir
  2. Oi Nato, pelo post ! infelismente o preconceito ainda é muito grande, acho que quase em todo lugar, pra mim o preconceito é falta de informação, pois dizem que sabe tudo, mas na realidade não sabe nada, acho tbm que ainda falta muito amor ao próximo, !
    Nato, adorei conhecer o seu blog, parabéns !
    Bjs fique com Deus e um ótimo final de semana !
    Acessórios e personalizações de blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Patricia, primeiramente quero lhe agradecer pela visita e dizer que será sempre bem vinda ao blog, e também dizer que concordo plenamente com sua opinião falta mesmo muito amor ao próximo. bom fim de semana a ti também fica com DEUS e obrigado .

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nato,
    E uma grande diferença mesmo entre HIV E Aids e mais ainda é o preconceito ainda entre as pessoas e pelos que carregam esse vírus. Mas o grande preconceituoso são as pessoas portadoras desses dois vírus. Mas vamos acabar com isso em anos e anos vamos acabar com esse preconceito.

    Abraço
    rodrigobandasoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Rodrigo, seja sempre muito bem vindo e eu concordo plenamente com você espero que logo mais a cura seja feita..

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página