Trafico internacional de mulheres, um crime pouco falado mais que movimenta bilhões

tráfico de mulheres é uma das modalidades do tráfico de pessoas mais praticadas no mundo contemporâneo. O tráfico de mulheres em sua essência, se presta a escravidão sexual e à venda da mulher como objeto sexual, muitas vezes contra a sua vontade.
Segundo Relatório da Anistia Internacional, o tráfico de pessoas é uma das formas ilegais mais lucrativas no mercado mundial. Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) estimam que o tráfico humano movimente por ano cerca de 32 bilhões de dólares.

A Convenção de Palermo, um dos poucos marcos legais que tratam do tráfico de pessoas, o define como o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento de pessoas utilizando-se de ameaça, uso da força, formas de coação e abuso de autoridade sobre situações de vulnerabilidade para fins de exploração.
Segundo estimativas do Instituto Europeu para o Controle e Prevenção do Crime, cerca de 500 mil pessoas são traficadas de países mais pobres para este continente por ano. Quanto ao tráfico de pessoas para fins sexuais, estima-se que 98% das vítimas em todo o mundo são mulheres.

O Brasil, nos últimos 100 anos, passou da condição de país de destino para a de país fornecedor do tráfico internacional de mulheres e crianças. Hoje, apesar de saber que estamos combatendo esse crime, não conheço estatística confiável entre nós para fornecer uma precisa ideia de sua extensão. É certo que o País está às voltas com o tráfico de mulheres, sobretudo para fins de exploração sexual, sendo um dos pontos centrais de prevenção do Ministério da Justiça. Mas o tráfico de mulheres brasileiras para fins sexuais no estrangeiro é uma questão sempre referida nas cifras de organizações internacionais, embora pouco noticiado nos órgãos de imprensa nacional. Por isso, acredito haver um abismo entre a realidade e os números de fatos apurados pelos órgãos da persecução penal.

Não obstante não termos cifras recentes, alguns números emergem e causam estarrecimento. De acordo com a Fundação Helsinque para os Direitos Humanos, 75 mil mulheres brasileiras estão, atualmente, envolvidas no mercado sexual na União Europeia. O tráfico de seres humanos no Brasil configura-se em direção à exploração sexual de mulheres e meninas, adoção internacional ilegal, turismo sexual e trabalho forçado, sendo admitido como uma realidade dentro dos limites territoriais do País.

Segundo dados do Escritório da ONU para o Controle de Drogas e Prevenção do Crime (ODCCP) são movimentados, anualmente, valores que giram em torno de 12 bilhões de dólares.

Estimativas internacionais apontam o Brasil como um dos principais países da América Latina a contribuir para o tráfico internacional. São milhares de mulheres brasileiras traficadas para a Europa, segundo as estimativas.

2 comentários:

  1. Tráfico de drogas, de armas, de pessoas e outras modalidades, não tem fim, pelo simples fato de campanhas politicas serem custeadas por esses empresários mafiosos que o nosso país gera.
    O inimigo do povo é o próprio povo.


    www.vivamaisbela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais em si o problema vai muito alem disso, esse tipo de crime envolve muito dinheiro, é um verdadeiro cartel... assunto bem serio . obrigado pela participação e seja sempre muito bem vinda. beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página