Deficiência visual e seus Preconceitos




“O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ou cirúrgico e uso de óculos convencionais”. 

Atualmente a deficiência visual ganhou maior visibilidade em relação ao empreendedorismo, comércio e utilização pública. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), a maioria da população mundial com esse tipo de deficiência, encontra-se na terceira idade numa estatística de 75%, sendo que 5% deste total é referente à criança. Ainda, segundo os dados da OMS, 90% da população que possui cegueira está situado no hemisfério Norte. Com base no censo do IBGE de 2000, o Brasil tem cerca de 1,6 milhões de pessoas com deficiência visual, quantitativamente falando isso representa mais ou menos de 1% a 1,5% da população brasileira. A deficiência visual é vista como uma impossibilidade do indivíduo interagir com o meio social, acreditar nessa assertiva é uma forma de marginalização. Apesar da sociedade criar meios, estruturas, ambientes como escolas, locais de trabalho e urbanização para facilitar o acesso desses portadores da deficiência, essas atitudes ainda se caracterizam por inadequadas e ineficientes. O interesse da reestruturação e inclusão esbarra na problemática de um sistema capitalista que prioriza o poder econômico no qual é mais barato contratar uma pessoa que não possui deficiência pelo simples fato de não haver necessidade de investimentos específicos que facilitem a inclusão em determinados espaços urbanos. Devido à luta de movimentos sociais, os deficientes visuais começam a ser incluídos na sociedade. A humanidade vivencia um período de conscientização das diferenças, entretanto, mesmo com tantas políticas públicas de inclusão a população que tem problemas visuais não consegue ser inserida nesse contexto. Isso porque o processo de urbanização dos grandes e pequenos centros, não é idealizado com o objetivo de reduzir as diferenças existentes, como pode ser visualizado na citação abaixo: 

“De acordo com a convenção internacional para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência, chamado de convenção de Guatemala, conceitua-se “deficiência” por “uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico ou social (art. 1, nº. 1)”.

fonte:site: overomundo. 

4 comentários:

  1. ola gostei muido do seu blog
    ja seguir se voce puder me retribuir pode seguir o meu espero que goste http://aessenciadavidaj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Em um ano de blog, sempre visitando vários de variados temas NUNCA me deparei com um tão realista e do bem quanto o seu, você é o tipo de pessoa que o Brasil precisa, continue assim sempre postando CONTRA O PRECONCEITO, você esta fazendo imensa diferença mesmo sem saber. Te admiro desde já e sempre estarei aqui para aprendes um pouco mais sobre esses "problemas" inusitados que sofremos. Obrigada por fazer esse blog e existir e parabéns pela iniciativa, muito sucesso. Beijos!

    meninasemsentido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado fico imensamente feliz por gostar do blog, afinal quem faz o blog são vocês. muito obrigado mesmo seja sempre bem vinda ao blog :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página