Violência contra idosos


Preconceito contra os idosos é uma coisa que não deveria nunca existir, pois é por causa dos idosos que estamos hoje aqui. Foram eles que nos criaram e nos alimentaram, sem pensar em ganhar algo em troca. Muitas pessoas maltratam até essas pessoas indefesas, abandonando-as em asilos.Eles têm direito de viver dignamente e temos que respeitá-los. Abandonar essas pessoas é uma falta de caráter, pois eles precisam do carinho da família. Muitos idosos passam por diversas situações de desrespeito, humilhação e desprezo por muitos todos os dias, na rua e até mesmo em sua casa.

Ainda segundo o estudo do ISP, o estelionato é o crime mais comum contra os idosos, representando 9,4% de todos aqueles de que foram vítimas em 2010. Eles foram o alvo em 22% dos 5.300 casos registrados naquele ano. Entre 2005 e 2010, o aumento de casos de estelionato contra essa faixa etária foi de 123%.
— A pessoa idosa é mais visada nesses casos porque, sendo ela mais frágil fisicamente e mais carente, tende a confiar mais em quem lhe dá atenção. E estelionatários são sempre simpáticos e atenciosos — lembrou a delegada Catarina Noble, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade.
Neste ano, as estatísticas mostram ainda que houve um crescimento expressivo de um outro tipo de crime contra essa parcela da população: o roubo a residência. De janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 59,06% dos casos, em comparação com o mesmo período de 2011, saltando de 171 para 272 ocorrências. No estado (considerando o total da população), o aumento dos roubos a residência foi de 20%.
Os registros do serviço Disque-Idoso, da Assembleia Legislativa, também revelam o aumento dos casos de violência contra a terceira idade. Até setembro deste ano, 68,81% deles diziam respeito a espancamento, maus-tratos e abandono, contra 54,22% registrados em 2011.

2 comentários:

  1. Ótimo post *--* gostei bastante, falou tudo!!

    Confissoes-de-um-garoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, muito obrigado pela visita, seja sempre bem vindo :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página