Câncer de Próstata o que é e como prevenir..



Um dos maiores mitos para os homens, até mesmo nos tempos atuais, é se consultar com um urologista como forma de prevenção do câncer de próstata. O urologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Gelbert Luiz Chamon, explica na entrevista a seguir que o toque retal continua sendo a forma mais eficaz para salvar vidas contra uma doença que mata milhares de homens a cada ano. "Um dos maiores entraves ao diagnóstico do câncer de próstata é, sem dúvida, o preconceito em relação ao exame - que deve ser vencido por meio de orientação e campanhas junto à sociedade", explica. 

O que é o câncer de próstata?
Gelbert Luiz Chamon  - A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga, cuja função é produzir secreção para formar o sêmen. A neoplastia da próstata é o câncer que acomete essa glândula.

Quais são os sintomas do câncer da próstata?
Gelbert - Na maioria das vezes, o câncer de próstata inicial e localizado não apresenta sintomas. Em alguns casos pode apresentar dificuldades urinárias, como esforços para urinar, jato fino, urgência urinária e até retenção urinária. Esses sintomas ocorrem mesmo em casos de tumor benigno. Quando o câncer de próstata está em estágio avançado, ele pode se manifestar, devido à metástase óssea, com dores difusas pelo corpo e até dificuldade para andar.

 Como diagnosticar o câncer de próstata?
Gelbert - O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo urologista. Quanto mais cedo é identificado, maiores são as chances de cura. Esse diagnóstico só é possível por meio da prevenção prostática, quando são realizados o exame de sangue PSA e o toque retal. Esses exames são indispensáveis na identificação das doenças de próstata. Caso o médico verifique alteração em um dos exames citados, este solicitará o ultrassom transretal de próstata e uma biopsia para confirmar a neoplastia maligna.

Como o homem pode lidar com as dificuldades de realizar esse exame?
Gelbert  - Um dos maiores entraves ao diagnóstico do câncer de próstata é, sem dúvida, o preconceito em relação ao exame - que deve ser vencido por meio de orientação e campanhas junto à sociedade. É  importante citar que o público feminino procura três vezes mais um médico do que os homens na prevenção de doenças. O exame de próstata é simples, rápido e pode salvar vidas, já que permite o diagnóstico precoce da doença.


2 comentários:

  1. Legal sua iniciativa, eu tenho duas pessoas na família que morreram devido ao câncer de próstata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pelo comentário e por ser mais um membro, seja sempre muito bem vinda. <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página