Exploração sexual de crianças e jovens no pais



Um dos temas mais constrangedores ao Brasil, não apenas à própria sociedade brasileira, como no âmbito internacional, é a existência da chamada prostituição infantil. A despeito de todos os esforços do Estado no enfrentamento deste problema, há a permanência de uma realidade hostil para muitas crianças – principalmente meninas – nas regiões mais pobres do país.
De forma geral, a prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários fatores, como situação de pobreza ou falta de assistência social e psicológica, torna-se fragilizada. Dessa forma, tornam-se vítimas do aliciamento por adultos que abusam de menores, os quais ora buscam o sexo fácil e barato, ora tentam lucrar corrompendo os menores e conduzindo-os ao mercado da prostituição.

Os aspectos facilitadores desta condição na qual se vê destruída a infância desconsideram os direitos e a necessidade de proteção da criança. Para além das possíveis vulnerabilidades decorrentes da situação socioeconômica - se não a principal causa, certamente uma das mais importantes – estão outros aspectos como o próprio gênero da criança, fato que explicaria uma maior vulnerabilidade das meninas, tão expostas à violência contra a mulher até mesmo no ambiente familiar. Isso sugere que são aspectos importantes para a compreensão da violência contra a criança e outros para além daqueles ligados apenas às questões de pobreza. A questão de gênero estaria intrínseca a um modelo sociocultural que, por vezes, como no caso brasileiro, pode reproduzir uma naturalização da discriminação contra a mulher (fruto de valores machistas), vista como objeto destituído de valor, de consciência e liberdade.

Outro complicador desta questão é o chamado turismo sexual, o qual consiste na chegada de vários estrangeiros a regiões como o Nordeste brasileiro em busca de sexo. Meninas pobres, moradoras das regiões periféricas e precárias ao redor dos grandes centros ocupam as principais ruas e avenidas para se oferecerem como mercadoria barata neste mercado do sexo que se estabelece em endereços turísticos por todo o Brasil, principalmente nas praias nordestinas.
                                                             Dados obtidos a partir do site: Brasilescola.com

4 comentários:

  1. Muito bom seu blog, tem um ótimo conteúdo. Parabéns!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assunto muito interessante, a maneira com que as crianças são tratadas em nosso país e em muitos lugares do mundo é revoltante, abuso sexual então é desumano. Além dos motivos citados, acredito que o grande apelo sexual que vemos na mídia tbm contribui para esse senário de horrores infantis. Basta de desrespeito e abuso das pessoas.

    http://indagacoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente fico muito grato pela sua visita ao blog novamente, e seja sempre muito bem vinda, e eu concordo plenamente com você, acho que a mídia em si tem um peso bem grande com toda essa banalidade e estupides que vemos por ai. obrigado

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página